A Rádio Vanguarda de Feira

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sexta-feira, 22 de julho de 2016

CONTRACULTURA, POLÍTICA E HIPPISMO NOS 70

Fazenda de Gute Fernandez — com Rosa Villas-Boas, Angela Nou e Dalmiro Coronel. Foto acervo Dalmiro Coronel

Anos 70 Bahia – Episódio 22

Os anos 70 marcaram a explosão do movimento hippie na Bahia. Salvador, Arempebe, Trancoso e Berlinque (território de My Friend) consagraram-se como "terra prometida” da peregrinação mochileira e da vida alternativa. Comunidades brotaram em toda parte e os outsiders, os marginais ao sistema viviam o coletivo, as casas com as portas escancaradas para quem chegasse. Na Boca do Rio, Pituaçu e aldeia hippie muita gente veio para morar, as tribos da contracultura misturadas a nativos e pescadores.
A fazenda de Gute Fernandez, em Feira de Santana, era um desses pontos de encontro: casarão antigo, quartos amplos, piano na sala. O artista plástico Cândido Soler apareceu lá para passar um fim de semana e ficou quase três meses. Era assim na fazenda Cipó e também na fazenda Guará, de Jonga Falcão, em Barreiras: uma comunidade de três casas com cozinha geral, por onde passou muita gente. Um paraíso nessa bela parte do oeste baiano antes da soja, com rios cristalinos e sem os venenos dos agrotóxicos.
Equilíbrio é arte em vida, e arte nos ensina. Aqui Rosa-Villas boas dá um show na borda de um veleiro, perto de Morro de São Paulo. Foto Dalmiro Coronel

O cineasta Domingos de Oliveira relata, em sua autobiografia, que a importância do movimento hippie não foi levada em conta pela esquerda: “Penso que foi o movimento mais importante que houve no mundo, depois da revolução comunista em 1917. Porém, a consciência revolucionária, esta foi destruída pela sociedade de consumo com um vendaval maligno, um sopro infernal. (...) Concordo com quem acha que o maior erro da esquerda foi não ter percebido de imediato que os hippies não eram seu oposto, mas sim, sua continuação! Isso foi um erro político lastimável, trágico!”
Era um tempo de descobertas, enfrentamentos e opções antagônicas entre o engajamento e o desbunde, entre o deixa rolar e o deixa sangrar. No Brasil, a cortina desceu abruptamente em meados dos anos 60 e acirrou-se no final da década, marcando os 70 com a contradição entre o hippismo marginal ao sistema num extremo, e a luta armada contra o regime militar no outro. Neste episódio, o livro Anos 70 faz uma visita-relâmpago à contracultura (tema abordado nos episódios 3, 4, 17 e 18 aqui postados), mais adiante o faremos ao engajamento político.

A doçura cenográfica dos Bárbaros, by Walter Firmo
O fato é que, no âmago da contradição, havia afinidades e convergências. Para a professora Heloísa Buarque de Holanda, “a gente tinha a certeza que ia fazer a revolução; era uma geração voluntarista, sem dúvida, e estava tudo indo muito bem. Quando 68 chegou, foi o último berro. (...) Tudo era proibido, mas já havia começado uma certa fragilização desse controle quando veio o segundo golpe, que abortou um projeto que estava num pique absurdo. Porque o tropicalismo e a passeata se confundiam. Era a mesma coreografia. (...) Foi uma hora em que a cultura fez política". (Tirado do livro “Enquanto corria a barca”, de Lucy Dias – pgs. 34 e 35).
Bakunin, Thoureau, Huxley e guerra fria a parte, o movimento hippie aplicou um choque cultural de alta voltagem no “establishment” das décadas de 60 e 70, sacudindo os pilares da velha ordem: aproximou-nos da natureza e dos ideais igualitaristas, fez um link do ocidente com o oriente, em especial no misticismo e na música, legou-nos a comida macrobiótica e a liberdade feminina, juntando as mulheres e os homens na mesma pegada; celebrou a simplicidade em oposição ao capitalismo consumista, falou de paz, amor, aventura, viagens, buscou novas percepções do nosso mundo e do universo, garimpou shangrilás em regiões paradisíacas do planeta.
Marquinhos Rebu e amigas na ilha de Itaparica

O poeta Galvão, dos Novos Baianos, resumiu: “Desenvolveram-se aptidões manuais e criou-se um mercado artesanal de trabalho. Aboliu-se de cara o livro de ponto, o horário, a materialização do patrão e por aí o jovem escolheu sua vida. Sinto dizer que alguns piraram, e outros, os pais (por ignorância) colocaram no sanatório”. É certo que houve céu e inferno, luz e trevas, como em qualquer revolução, mas o legado que deixou não foi aproveitado como devia. Será?
Cacá Dourado e Sérgio Souto (saudades!). Do baú de Oscar Dourado
FERNANDO NOY (comentando a foto acima) – Sérgio Souto, que maravilha revê-lo, aquele abraço. E nada menos Oscar (Cacá) Dourado, um dos grandes amigos-irmãos da Bahia, com aquele esplendor que segue sempre irradiando, pois o visitei há pouco e a Inês e suas filhas. Venerados. Que maravilha esta foto. Ovações!!!

FERNANDA FALCÃO TORRES – Oiiii!! Sou filha de Petúnia Maciel e Marcos Maciel Santos. Acompanhei muito desses momentos com o olhar de criança e pré-adolescente! Foram definitivamente anos do "muito": muita alegria, farra, música, amigos, drogas, descobertas, loucos... e por aí vai.... Vivi no sítio dos Novos Baianos, moramos na casa de Caetano e Dedé, festas maravilhosas na casa de Gil e Sandra Gadelha, moramos muito tempo na Boca do Rio, que, durante algum tempo, me parecia uma mini-aldeia hippie... kkkkkkkkk... Com Joildo Goes sendo Joildo, Keka Almeida lindíssima... Na casa de Veras tinha uma baleiro enorme, cheio de tudo o que uma criança mais gostava, eu nunca tinha visto igual... Fiquei louca!! E ele, vendo minha cara de "vontade daquilo tudo", me deu todos os doces do baleiro!! Foi um dos dias mais felizes da minha infância... Fiz curso de jazz com Lennie Dale e tive a sorte de no meu aniversário ter uma dança coreografada por Paulete dos Dzi Croquetes, era baseada na novela Dancing Days... Íamos a Itaparica para visitar João Ubaldo, ele e Petúnia enfiavam o pé na jaca. Fazenda em Ipiaú... Zebrinha! Xoxa foi meu fiel escudeiro durante a adolescência, uma companhia inestimável... meu Deus... tem muito mais... tantas lembranças! Não... Não foi fácil ser criança e filha de pessoas que viveram intensamente esses anos, mas sou privilegiada de ter esses pais. Sou filha desses anos felizes... Axé!!

Era Lacerda Encarnação, clicada por Candinho
FERNANDO NOY (comentando a foto acima) – Era!!! Fabulosa presença dos anos 70. Até hoje sempre tão amada, admirada, recordada... besos!!

ERA LACERDA ENCARNAÇÃO – Meu amado e generoso amigo, te amo!!! Beijos mil!
JOSE JESUS BARRETO – O amor, o sorriso e a flor / sexo, drogas e rock n'roll – mais revolucionário para a humanidade que revoluções armadas que tantas vidas ceifaram. Precisamos de novas revoluções no campo da cultura, das artes, do comportamento, do pensamento. O séc XXI, parece, ainda nem começou.

 No Senac, Fernando Noy com a atriz Walquiria Marques, de Porto Alegre, e o ator cearense Padino, quando da montagem de "Peso dos nervos", de Antonin Artaud, na performance inaugural do Expoema - mostra de poesia ilustrada por Gilson Rodrigues, Carlos Bastos e outros pintores baianos. Coordenação do poeta Paulo Barata (1973). Foto: arquivo pessoal Fernando Noy
EURICO DE JESUS – Passou como uma agradável e lúdica brisa utópica, refrescando nossos corpos e mentes: "Quem não dormiu no sleep bag / nem sequer sonhou"!
TACILLA SIQUEIRA – O facebook tornou-se enfim mais psicodélico, artístico e afetivo. Lindo o resgate dos anos 70! Eu me lembro de muitas dessas viagens loucas e dos encontros festivos no nosso apartamento no Canela, onde eu trafegava de camisolinha por entre cabeludos dançantes. Nas minhas memórias infantis a vida era uma grande e linda festa, onde se bailava, ria e filosofava... E bastava aqueles encontros onde todos eram simplesmente felizes... E igualmente felizes éramos nós as crianças criadas nos anos 70.
Elsior Lapo Coutinho – Adorei o depoimento da filha de Marcos Maciel, ícone de nossa época. Ela resume e fala de tudo que vivemos, muito bom.
Marcos José Souza – Que maravilha! Enquanto vocês viviam esse sonho, daqui, quando criança, acompanhava alguns flashes pelas ondas sonoras das saudosas rádios Excelsior e Clube. Tempos árduos. Tempos dos setenta. Um grande beijo ao Anos Setenta Bahia. Obrigado pela partilha.

 Fernando Noy: "Não eram nada confortáveis quando levavam as pessoas seminuas e felizes em ácido, cheias de alegria... mas aconteceu... fusca do diabo!!!"

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