Com o fim da banda, Fê Lemos e seu irmão, Flavio Lemos (contrabaixo),
reúnem-se com Dinho Ouro Preto e formam o Capital Inicial. Para compor,
Renato Russo se inspirava em bandas como Sex Pistols , The Beatles,
Ramones, The Smiths, The Cure, Talking Heads e Joy Division e no
filósofo Jean-Jacques Rousseau (daí a inspiração para o nome artístico).![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNoL3GYm2gdiNyfh-tA5aSH5IMHi6Fi8UMxra3Md3cWC7SxhUcHJ0QEBQh_R2q-Omdt3DnBbPQq5bK-ggSC3c-2iX0VLZHH0T7AuvLjTQJx1-iBg4UJlthYK4zltuu1jNJYH32zZFiZWla/s1600/21_MHG_cult_legiao.jpg)
O começo
A primeira apresentação da Legião Urbana aconteceu em 5 de setembro de 1982 na cidade mineira de Patos de Minas, durante o festival Rock no Parque, que contou com outras oito atrações, entre elas a Plebe Rude.
Esse foi o único concerto em que a banda apareceu com a sua primeira formação: Renato Russo (vocalista e baixista), Marcelo Bonfá (baterista), Paulo Paulista (tecladista) e Eduardo Paraná (guitarrista), hoje conhecido como Kadu Lambach.[4] Após a apresentação, Paulo Paulista e Eduardo Paraná deixaram a Legião. O próximo guitarrista seria Ico Ouro-Preto (irmão de Dinho Ouro-Preto, vocalista do Capital Inicial), mas foi logo substituído por Dado Villa-Lobos, que assumiu a guitarra da Legião em março de 1983.
O sucesso![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiR-HdG71sE-fmoCg40xRPqF84qOqR1-RJuVHx_C2DQmAZ8bcKiqESEras4J0ybsNaF3f4pvH4rAwIvf2UU6MUOcZkXbcxXFEVlu1PnfKzBgW5AelYll93aOzf_om7s8K8D8-X3w_KqckVp/s1600/44018.JPG)
Em 23 de julho de 1983, a Legião faz no Circo Voador, Rio de Janeiro, um concerto que mudaria a história da banda. Após a apresentação, eles são convidados a gravar uma fita demo com a EMI. No ano seguinte, por indicação de Marcelo Bonfá, entra o baixista Renato Rocha e começa então a gravação do primeiro disco.
O primeiro álbum Legião Urbana, lançado em 2 de janeiro de 1985, é extremamente politizado, com letras que fazem críticas contundentes a diversos aspectos da sociedade brasileira. Paralelo a isso, possui canções de amor que foram marcantes na história da música brasileira, como "Será", "Ainda é cedo" e "Por Enquanto", esta última que é considerada como a melhor faixa de encerramento de um disco, segundo Arthur Dapieve, crítico e amigo de Renato Russo. "Geração Coca-Cola" é outra música famosa deste álbum.
O segundo álbum, Dois, foi lançado em 1986.
O disco deveria ser duplo e
se chamar Mitologia e Intuição, mas o projeto foi recusado pela
gravadora, fazendo com que o disco saísse simples. A primeira música,
"Daniel na Cova dos Leões" é iniciada com um pouco da canção "Será"
envolto a ruídos de rádio e do hino da Internacional Socialista. É o
segundo álbum mais vendido da banda, com mais de 1,2 milhão de cópias, e
considerado por muitos o mais romântico. "Tempo Perdido" fez um grande
sucesso e se tornou um dos clássicos da Legião. "Eduardo e Mônica",
"Índios" e "Quase Sem Querer" também fizeram muito sucesso.
Que
País É Este 1978/1987 pode ser considerada a primeira coletânea feita
pela banda de Brasília, embora todas as faixas tivessem sido regravadas e
produzidas para este álbum em estúdio. A maioria destas músicas foram
propositalmente gravadas em primeiro take (baixo, guitarra e bateria de
uma só vez). Este material foi programado para entrar no antigo projeto
Mitologia e Intuição, que foi abortado pela gravadora. Das nove canções
do disco, apenas "Eu sei" (da carreira solo de Renato Russo), "Angra dos
Reis" e "Mais do Mesmo" não eram do antigo Aborto Elétrico. Esta é a
obra mais punk da Legião Urbana e contém em seu encarte uma breve
história do grupo. Foi o último trabalho oficial com a participação do
então baixista Renato Rocha. Seu título provisório era Mais do Mesmo. As
maiores músicas deste álbum foram "Que País É Este", "Faroeste Caboclo"
e "Angra dos Reis".
O álbum As Quatro Estações de 1989 é
considerado por muitos o melhor e mais inspirado trabalho do grupo,
inclusive pelo próprio Renato Russo, além de conter o maior número de
hits: são onze canções, das quais pelo menos nove foram tocadas
incessantemente nas rádios. É o álbum mais vendido da Legião, com mais
de 1,7 milhão de cópias[carece de fontes], é também considerado o disco
mais "religioso". O baixista Renato Rocha tocou com o trio nos três
primeiros álbuns e chegou a gravar o baixo de algumas faixas desse
álbum, mas deixou o grupo devido a desentendimentos com os outros
membros. As linhas de baixo originalmente gravadas por Rocha foram
regravadas por Dado e Renato, que se revezaram nos baixos e guitarras.
Músicas legendárias como "Pais e Filhos" e "Monte Castelo" fizeram parte
deste álbum.![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHnfAvU7FWwfkD1CRt8Ctwm065ls8AG4jfo42AYBAhqbEditjI9F-2dwvGZjTDjBuR8iQwSQ14f_FMqYA4Qx6MsQx5gHd7OChAeMJa9run5p1pEfwSoTsxxa36keUB0xko0qLMRiwYtJY_/s1600/musicas-legi%C3%A3o-urbana-renato-russo.jpg)
Lançado em Novembro de 1991, V é o disco mais melancólico. Renato estava em um momento complicado de sua vida, com a descoberta de que era soropositivo um ano e meio antes, problemas no relacionamento com o namorado americano, Robert Scott Hickman, e alcoolismo. O álbum é recheado de canções atípicas para os "padrões" da banda. A atmosfera de "Metal Contra as Nuvens", com seus mais de onze minutos de duração, é um dos destaques, assim como a densa "A Montanha Mágica". A crítica social de "O Teatro dos Vampiros" e a melancólica "Vento no Litoral" foram as mais tocadas neste CD.
O álbum O
Descobrimento do Brasil de 1993, época em que Renato Russo tinha
iniciado o tratamento para livrar-se da dependência química e
mostrava-se otimista quanto ao seu sucesso. Ainda assim, as letras
oscilam entre tristeza e alegria, encontros e despedidas. É como se,
para seguir em frente, fosse necessário deixar muitas coisas para trás, e
não se pudesse fazer isso sem uma boa dose de nostalgia. Desta forma,
Descobrimento é um álbum com fortes notas de esperança, mas permeado por
tristeza e saudosismo. Ainda assim, é considerado por muitos o álbum
mais "alegre" e delicado da Legião Urbana. Apesar de boas vendas, o CD
não foi muito tocado nas rádios. As faixas de sucesso foram "Giz",
"Vinte e Nove" e "Perfeição", música essa que foi na época uma pesada
crítica ao Brasil.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNoL3GYm2gdiNyfh-tA5aSH5IMHi6Fi8UMxra3Md3cWC7SxhUcHJ0QEBQh_R2q-Omdt3DnBbPQq5bK-ggSC3c-2iX0VLZHH0T7AuvLjTQJx1-iBg4UJlthYK4zltuu1jNJYH32zZFiZWla/s1600/21_MHG_cult_legiao.jpg)
O começo
A primeira apresentação da Legião Urbana aconteceu em 5 de setembro de 1982 na cidade mineira de Patos de Minas, durante o festival Rock no Parque, que contou com outras oito atrações, entre elas a Plebe Rude.
Esse foi o único concerto em que a banda apareceu com a sua primeira formação: Renato Russo (vocalista e baixista), Marcelo Bonfá (baterista), Paulo Paulista (tecladista) e Eduardo Paraná (guitarrista), hoje conhecido como Kadu Lambach.[4] Após a apresentação, Paulo Paulista e Eduardo Paraná deixaram a Legião. O próximo guitarrista seria Ico Ouro-Preto (irmão de Dinho Ouro-Preto, vocalista do Capital Inicial), mas foi logo substituído por Dado Villa-Lobos, que assumiu a guitarra da Legião em março de 1983.
O sucesso
Em 23 de julho de 1983, a Legião faz no Circo Voador, Rio de Janeiro, um concerto que mudaria a história da banda. Após a apresentação, eles são convidados a gravar uma fita demo com a EMI. No ano seguinte, por indicação de Marcelo Bonfá, entra o baixista Renato Rocha e começa então a gravação do primeiro disco.
O primeiro álbum Legião Urbana, lançado em 2 de janeiro de 1985, é extremamente politizado, com letras que fazem críticas contundentes a diversos aspectos da sociedade brasileira. Paralelo a isso, possui canções de amor que foram marcantes na história da música brasileira, como "Será", "Ainda é cedo" e "Por Enquanto", esta última que é considerada como a melhor faixa de encerramento de um disco, segundo Arthur Dapieve, crítico e amigo de Renato Russo. "Geração Coca-Cola" é outra música famosa deste álbum.
O segundo álbum, Dois, foi lançado em 1986.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2Ga4j9QsrS345-as4z7exwmsdjqHd7XHtnaEVnJaLgaebITsbtg829ht9iF4hcPFPrhcXQUGFgVwE7GblEHU7RJCekea4v7NWIRZfSenCDAgsLP79pYOIBsUxQMLrMxEiBP48U1pMV0JX/s1600/legiao1.jpg)
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![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkQ5PalOpMMnD1QYrzAUigeVOSmUS9yj9d_D72FAG0y7xXaFt-q35z3KTduI_tW6KUG4to8Ctk8qO4nq9FHJe6ybzFq7anAt-TiNo0rZlQPtF336VWLjyWaa92FbPM60BL9RCppL6Q0g97/s1600/renato-russo-legiao-urbana-lagoa-formosa-1983-thumb-600x438-58252.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHnfAvU7FWwfkD1CRt8Ctwm065ls8AG4jfo42AYBAhqbEditjI9F-2dwvGZjTDjBuR8iQwSQ14f_FMqYA4Qx6MsQx5gHd7OChAeMJa9run5p1pEfwSoTsxxa36keUB0xko0qLMRiwYtJY_/s1600/musicas-legi%C3%A3o-urbana-renato-russo.jpg)
Lançado em Novembro de 1991, V é o disco mais melancólico. Renato estava em um momento complicado de sua vida, com a descoberta de que era soropositivo um ano e meio antes, problemas no relacionamento com o namorado americano, Robert Scott Hickman, e alcoolismo. O álbum é recheado de canções atípicas para os "padrões" da banda. A atmosfera de "Metal Contra as Nuvens", com seus mais de onze minutos de duração, é um dos destaques, assim como a densa "A Montanha Mágica". A crítica social de "O Teatro dos Vampiros" e a melancólica "Vento no Litoral" foram as mais tocadas neste CD.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1jeRLTVjE4ZCt_KUV8JCLQYLH_Hn4LBvgtFpt1XkgylV5VJbni4Eq_HNYl_hUDrs2m8JXiqtJHuOFD64n9rugBVOglDdcsDSHncJN5WY5ywYa70h02Rx0sPmVUCAs_FJcmNyoHjn8nvjY/s1600/screen-shot-2011-10-06-at-12.58.49-pm.png)
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