A Rádio Vanguarda de Feira
terça-feira, 20 de janeiro de 2015
DELICIOSAS CURIOSIDADES SOBRE A PIZZA
Tudo indica que os criadores da pizza foram mesmo os italianos. Mas existem inúmeras hipóteses para explicar a chegada de alimentos semelhantes na península italiana. Uma delas relata que foram os egípcios os criadores da pizza “primordial”, outra dá os créditos aos gregos, enquanto uma terceira credita a invenção aos fenícios. A mais verossímil, no entanto, é a quarta hipótese que argumenta que o ancestral da pizza foi o pão turco, levado pelos italianos ao porto de Nápoles durante as Cruzadas.
A pizza de antigamente era quadrada e comida como um sanduíche. Os primeiros a acrescentarem molho de tomate e orégano à massa foram os napolitanos. Aliás, foi em Nápoles que nasceu a primeira pizza redonda de que se tem notícias. O inventor foi o pizzaiolo Rafaelle Sposito, que usou as cores da bandeira italiana - o branco do queijo, o verde do manjericão e o vermelho do tomate - e lhe deu o nome de Margherita – uma homenagem à rainha de mesmo nome.
O maior pedido de pizza do mundo ocorreu em San Diego, Estados Unidos, em 2006. Um cliente (na verdade, uma empresa que queria fazer uma comemoração com os funcionários) encomendou sozinho 13.500 pizzas. Para atender o mega-pedido a pizzaria Papa John's precisou produzir 56 pizzas por minuto e utilizar o forno de 15 pizzarias próximas.
O recorde de distância da entrega de uma entrega de pizza foi feito pela pizzaria Domino's de Londres. O local da entrega? Melbourne, na Austrália (ou seja, do outro lado do mundo). Para chegar a seu destino, a pizza percorreu cerca de 16.950 km.
O local mais improvável para a entrega de uma pizza foi o espaço. O feito é da norte-americana Pizza Hut, que entregou o pedido na Estação Espacial Internacional (ISS) em 2001.
A maior pizza do mundo foi preparada em Joanesburgo, África do Sul, em 1990. Ela levava 500 kg de farinha, 800 kg de queijo, 900 kg de molho de tomate e tinha 37 metros de diâmetro.
Já o recorde de “comilança de pizza” é do japonês Takeru Kobayashi. Ele comeu uma pizza inteira em “apenas” 2,3 minutos. Por falar nisso, Kobayashi foi seis vezes recordista de “comilança de hot dog”.
A pizza mais cara do mundo chamava-se Pizza Royale 007. Preparada pelo italiano. Domenico Crolla, ela leva ingredientes como caviar mergulhado em champanhe, lagosta conservada no conhaque, salmão escocês defumado e algumas gramas de flocos de ouro de 24 quilates. A iguaria foi vendida num leilão beneficente por U$ 4.200.
Já a pizza mais cara vendida comercialmente leva quatro tipos de caviar, lagosta fresca, salmão e wasabi (huuum, deve ser ardida!). O valor: U$ 1.000. Onde? Pizzaria Nino's Belissima, em Nova York.
Acredite, a mais antiga pizzaria do mundo funciona desde 1830 na cidade de Nápoles.
A maior rede de pizzarias do mundo é a norte-americana Pizza Hut. Ela está presente em 100 países e possui 13.000 filiais. Só no Brasil são (por enquanto) 71 pizzarias.
Por medo da concorrência, a Pizza Hut nunca abriu filial na Itália.
A cidade onde mais se consome pizza no mundo é Nova York. O segundo lugar pertence a São Paulo. Agora, em se tratando de país, o maior consumidor mundial é o Brasil.
Os paulistanos devoram, em média, um milhão de pizzas por dia. Isso dá mais ou menos 40.000 pizzas por hora.
Você sabia que 10 de julho é o Dia da Pizza? Nesse dia, o consumo de pizza na cidade de São Paulo aumenta 20%.
Aliás, quantas pizzarias existem em São Paulo? Anote aí: cinco mil. No Estado, esse número chega a 12 mil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário