A Rádio Vanguarda de Feira
segunda-feira, 13 de outubro de 2014
CURIOSIDADES DA MÚSICA BRASILEIRA POPULAR...
CHICO RECORDISTA
Foi Francisco Alves, o Rei da Voz, o cantor que mais gravou discos 78 RPM no Brasil: 526 discos com 983 músicas. Como compositor deixou 132 músicas. Era mais melodista.
CIRURGIA PLÁSTICA DE RC
Roberto Carlos chegou a fazer uma operação plástica no nariz, em 1965, para corrigir um pequeno defeito que só os amigos íntimos conseguiam notar.
O COMEÇO DE FÁBIO JR
O cantor Fábio Jr. apareceu cantando no final dos anos 60 no programa “Mini Guarda”, apresentado por Ed Carlos, na TV Bandeirantes. Fábio liderava o conjunto Os Namorados.
CAETANO
O baiano Caetano Veloso nasceu no dia 7 de agosto de 1942. O primeiro disco apareceu em 1965: um compacto simples com as músicas “Cavaleiro” e “Samba em paz”. O primeiro LP, “Domingo”, saiu em 1967, ao lado de Gal Costa. Esteve exilado na Inglaterra, de 1969 a 1972.
CANHOTO
O violonista Canhoto da Paraíba nasceu no dia 19 de maio de 1928. Em 1959 foi para o Rio de Janeiro, onde despertou a atenção de Jacob do Bandolim.
CARLINHOS BROWN
O bom baiano nasceu em 23 de novembro de 1962 e seu sobrenome artístico é uma homenagem a James Brown, ídolo do funk e da soul music. Começou como compositor: “Meia lua inteira”, cantada por Caetano, é de sua autoria.
ATENÇÃO!
Carlos Galhardo não nasceu no Brasil. Nasceu na Argentina, e veio ainda bebê para o Brasil. Trabalhou de alfaiate na adolescência e um dia foi ouvido por Francisco Alves e Mário Reis, que lhe deram a oportunidade de ingressar na música.
CARMEM COSTA
Nasceu no dia 5 de janeiro de 1920, e saiu do interior do Rio para trabalhar como doméstica na casa de Francisco Alves. A carreira solo começou em 1942.
CARMEM MIRANDA
Nasceu em Portugal no dia 9 de fevereiro de 1909 e veio para o Brasil ainda bebê. Ainda hoje é a cantora brasileira que fez mais sucesso no exterior. Morreu em 5 de agosto de 1955.
CÁSSIA ELLER
O pai dela era militar, por isso morou em várias cidades brasileiras. Começou a se interessar por música aos 14 anos, quando ganhou um violão. Nasceu no Rio no dia 10 de dezembro de 1962 e morreu com problemas cardíacos em 29 de dezembro de 2001.
O CADERNINHO DE CAUBY
Cauby Peixoto chegou a gravar O Caderninho, num compacto simples pela Philips em 1967. O Caderninho é uma composição do guitarrista Alemão (Olmir Stocker).
THE FEVERS
O conjunto The Fevers gravou vários discos com nomes diferentes: Hotmachine, WE, Vacations, Cardinale, The Lótus Sound, Década Explosiva, Década Romântica, Todos na década de 70. Nos anos 60 gravou 4 discos com nomes como Os Supersônicos.
EDITH VEIGA
Cantora da linha popular que gravou os discos “Começo da Vida (RGE-1988) e “Como se fosse” (Polydisc-1987).
JOSÉ RIBEIRO
Foi Renato Barros quem produziu o primeiro disco de sucesso do cantor romântico José Ribeiro, em 1972. A faixa que estourou no Brasil inteiro foi “A beleza da rosa”. Mas José Ribeiro já havia lançado em 1968, com relativo sucesso a música “Me casava com ela”.
O COMEÇO DE WANDERLEY
Wanderley Cardoso gravou em 1957, aos doze anos de idade, “A Canção do Jornaleiro”. Era um disco 78 rotações de Mário Zan, lançado pela RCA Victor, e chegou a vender 75 mil cópias! Um espanto para a época.
E WANDERLÉA?
Em 1957, ela ganhou o título de “A mais bela voz infantil”, conferido pela TV Rio e Açúcar União. O prêmio foi de 12 cruzeiros.
JESSÉ
O cantor Jessé apareceu no grupo Os Inocentes, de Brasília, como vocalista, chegando a gravar um compacto duplo, puxado por Papai Noel. Depois, Jessé estouraria no Brasil inteiro sob o pseudônimo The Cristie Burgh, cantando Flying (do original Chris The Burgh). Em seguida, Jessé virou Roger Chapiro e, depois, Tony Stevens, que fez sucesso com You Are My Destiny. O esouro como cantor brasileiro só veio com “Porto Solidão” no começo dos anos 80.
REGISTRO
O nome de batismo de Orlando Dias era José Adauto Michillis; o de Agepê era Antonio Gílson Porfírio; e o de Almirante era Henrique Foreis Domingues.
PEPEU
O guitarrista e cantor Pepeu Gomes começou aos 15 anos tocando no grupo Os Minos. Depois passou pelo conjunto Os Lef´s, e, posteriormente, A Cor do Som.
O COMEÇO DE RC
Carlos Imperial apresentou Roberto Carlos a uma turma da bossa-nova que se reunia num apartamento na Avenida Atlântica. Disse, na ocasião, que Roberto seria o futuro príncipe da bossa-nova. Acompanhado do guitarrista Gato, ao violão, Roberto cantou Brotinho Sem Juízo.
ROBERTO E CAUBY
Roberto Carlos conheceu Cauby Peixoto no elevador da RCA. Ele estava com Erasmo e levava um disco 78rpm como referência profissional. De repente, a porta se abriu e entraram Cauby e Di Veras, seu empresário. Roberto e Erasmo aproveitaram para dizer a Cauby que eram seus fãs.
ELIS E A BOSSA-NOVA
Segundo depoimento do jornalista Nelson Mota, Elis Regina detestava bossa-nova. Nelson teve um relacionamento duradouro com Elis.
REGISTRO
O nome completo da cantora Fernanda Abreu é Fernanda Sampaio de Lacerda Abreu, nascida em 8 de setembro de 1961.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário