A Rádio Vanguarda de Feira

A Rádio Vanguarda de Feira

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

O Som de Chuck Berry...

O toque inconfundível de sua guitarra imortalizou hits como: "Johnny B. Goode" (1958), "Roll Over Beethoven" (l956) e "Sweet Little Sixteen" (1958). O segredo para conquistar seus ouvintes era prestar atenção na reação de sua audiência e dar a ela o que queria. Tinha uma incrível presença no palco, tocando a guitarra, gesticulando, correndo e fazendo o seu clássico "duck-walk". Por essa razão sua música atravessou gerações, sempre falando diretamente aos jovens.
Não era raro o músico estar envolvido em polêmicas. Devido a uma delas, por levar uma prostituta de quinze anos para trabalhar em um de seus bares, foi condenado em 1962 e cumpriu dois anos da sentença.
Depois disso sua carreira nunca foi totalmente recobrada, embora em 1972 "My Ding A Ling" tenha sido a maior gravação de sucesso de sua carreira. Em 1979 teve novamente problemas com a justiça e em 1990 foi preso sobre acusação de ter instalado uma micro-câmera no banheiro feminino de seu restaurante.
Em 1986 tornou-se um membro inaugural do Hall da Fama do rock and roll. Suas autobiografia foi publicada em 1988.
Chuck Berry é um ícone que estabeleceu o rock como uma forma musical e uniu o mundo dos negros e brancos na música. Influenciou Elvis Presley, The Beatles, Rolling Stones e mais recentemente, Eric Clapton, que declarou que, se não fosse Chuck Berry, ele jamais teria pegado em uma guitarra.
Como podem ver o cara é fera na guitarra, um gênio! Agora assistam ao video dele tocando seu hit mais famoso "Johnny B. Goode", reparem na ousadia do rapaz, um espetaculo! 

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014


cartolaAngenor de Oliveira, nascido no Rio de Janeiro em 11 de outubro de 1908. Também casado com dona Zica. Um dos fundadores da Escola de Samba Mangueira. Trabalhou em diversas profissões, foi pedreiro, lavador de carro e principalmente aquele que o consagrou como excelente compositor musical.
Uma curiosidade é que já aos 55 anos é que ele descobriu que o seu nome não era Agenor e sim Angenor.
Boêmio, chegava a beber 2 litros de cachaça por dia.
Adorava fumar, beber, tocar violão e mulheres, principalmente as mais velhas para não correr o risco de engravidá-las.
Angenor de Oliveira, ou simplesmente mestre Cartola quando soube que sua filha tinha se tornado prostituta foi ao boteco e tomou todas e fez esta belíssima canção:
O Mundo é um Moinho interpretada por cazuza, Beth Carvalho e tantos outros.
Ainda é cedo, amor
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora de partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar
Preste atenção, querida
Embora eu saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és
Ouça-me bem, amor
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos, tão mesquinho
Vai reduzir as ilusões a pó
Preste atenção, querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás à beira do abismo
Abismo que cavaste com os teus pés